Atualmente vivemos um momento em que o cuidado consigo e com as pessoas ao redor se tornou cada vez mais necessário. A contaminação gerada pela Covid-19 trouxe mudanças no cenário de Aluguel de Temporada nas acomodações por todo mundo.
A reZervo fez alterações no calendário para um mínimo de diárias visando evitar a circulação nos condomínios. Além disso, as reservas possuem check-out de quatro (4) horas até o próximo check-in, o que possibilita a realização adequada da limpeza e higienização do espaço para recepção do próximo hóspede, se houver reserva imediata. Também é feito o controle da quantidade de hóspedes por reserva para que não haja um número maior de pessoas nas áreas coletivas.
![](https://static.wixstatic.com/media/111030_4e0578927cab4651b6813b017f0b8ffd~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_83,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/111030_4e0578927cab4651b6813b017f0b8ffd~mv2.jpg)
É imprescindível esclarecer os detalhes no processo de limpeza e higienização do espaço. Por isso, a reZervo almeja receber os hóspedes de maneira ágil, confortável e também segura. Levando em conta a disseminação do vírus, a limpeza de cada apartamento é realizada de forma minuciosa e para isso leva-se em consideração não apenas o hóspede, como também a preservação da profissional da limpeza.
Ao chegar ao espaço, são recomendadas algumas medidas de limpeza para evitar o contágio:
1) Utilização de EPI's (Equipamento de Proteção Individual);
2) A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a abertura de portas e janelas para a ventilação do espaço;
3) Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
4) Recolher lençóis sujos e não sacudir para evitar a proliferação de germes.
Você sabe a diferença entre limpeza e higienização e como proceder?
Limpeza: remove germes das superfícies. É preciso de esponja e sabão para limpar bancadas de pia.
Higienização: uso de produtos químicos para diminuir a proliferação de germes ou bactérias. É necessário desinfetante e/ou álcool para higienizar interruptores, maçanetas ou qualquer área tocada.
O procedimento de limpeza nos ambientes, segundo a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), indica que as etapas corretas são:
Limpeza seca
Limpeza úmida
Limpeza molhada
A limpeza se inicia pela remoção da poeira em locais como bancadas de pia, mesas, móveis de canto. Logo depois, alguns produtos químicos são fundamentais para a eliminação de qualquer bactéria existente nas superfícies e também em objetos de uso recorrente (maçanetas, controle remoto, interruptores).
![](https://static.wixstatic.com/media/111030_e80c6423923d44d8a89debc5e3b82721~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/111030_e80c6423923d44d8a89debc5e3b82721~mv2.jpg)
Também não se pode esquecer da higienização das mãos ao final da limpeza, pois os hóspedes terão contato com todos os cômodos do apartamento. Portanto, a distribuição dos objetos pertencentes ao espaço precisa ser manuseado de forma correta.
Algumas observações também são relevantes para evitar qualquer contaminação. A limpeza precisa ser iniciada pelas partes mais sujas, ou seja, mais propensas às sujeiras. A ordem recomendada é:
Banheiro (s)
Cozinha
Quarto (s)
Sala estar/jantar
Parte externa (varanda)
Entrada
Vale ressaltar que após a limpeza e reposição de materiais em um espaço, é preciso fechar a porta do mesmo, higienizar a maçaneta e, assim, concluir aquele cômodo.
Sabia que o Airbnb possui o protocolo de higienização e que a reZervo assinou um termo se comprometendo com ele? A plataforma produziu um documento que descreve os procedimentos a serem seguidos para a higienização do anúncio.
Saiba mais clicando aqui!
"Assim, esta Online Travel Agency (OTA) espera reduzir as chances de propagação de doenças durante a pandemia de Covid-19 e no futuro sem impedir as estadias."